94% das dietas caseiras para cães não oferecem nutrição completa, diz estudo

Análise do Dog Aging Project de1.726 formulações de dietas caseiras para cães mostra que a maioria carece de nutrientes essenciais para a saúde canina.

Dietas Caseiras Para Cães
mattycoulton | Pixabay.com

Novos dados do Dog Aging Project, estudo biológico de longo prazo do envelhecimento em cães centrado da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e da Universidade Texas A&M, indicam que apenas 6% das dietas caseiras tinham potencial para ser nutricionalmente completas.

O estudo, publicado no American Journal of Veterinary Research, avaliou a completude nutricional de 1.726 dietas caseiras com base nos ingredientes e métodos de preparo informados pelos tutores. Os resultados levantam preocupações sobre o crescimento da tendência de alimentação preparada em casa.

 "Como nosso estudo não incluiu a quantidade exata dos ingredientes, é possível que uma porcentagem ainda menor fosse realmente completa do ponto de vista nutricional”, afirmou Janice O’Brien, co-autora do estudo e pesquisadora de doutorado no Virginia-Maryland College of Veterinary Medicine, da Virginia Tech.

O trabalho utilizou informações alimentares do Dog Aging Project coletadas por meio de respostas abertas de mais de 50 mil cães inscritos. Os pesquisadores inseriram os dados no Balance It, uma ferramenta online de formulação alinhada às recomendações para nutrição canina da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora para alimentos, medicamentos e cosméticos, e da Association of American Feed Control Officials (AAFCO), organização que estabelece padrões para alimentos para animais de pecuária e pets, ambas dos Estados Unidos.

Dietas caseiras são dietas completas?

Os pesquisadores enfatizaram a responsabilidade envolvida em preparar dietas caseiras, destacando que tutores que optam por formular alimentos em casa devem trabalhar com um profissional especializado e seguir a dieta exatamente como prescrita, sem considerar nenhum ingrediente opcional.

+Alimentação fresca favorece envelhecimento saudável em cães idosos, diz estudo

A pesquisa evidenciou que substituições de ingredientes podem comprometer a adequação nutricional (no caso de diferentes tipos de óleo) e causar problemas de saúde (no caso de suplementos de cálcio, que faltam com frequência nas formulações utilizadas). Desbalanços nos níveis de cálcio e fósforo podem levar a problemas ósseos e renais. Cães com doenças pré-existentes enfrentam riscos ainda maiores com dietas nutricionalmente incompletas, já que formulações desbalanceadas podem agravar sintomas.

Os pesquisadores também reforçaram a necessidade de evitar ingredientes inseguros para cães. Por exemplo, as uvas são tóxicas, e os ossos inteiros oferecem riscos significativos porque fragmentos afiados podem se alojar no estômago dos animais.

Para tutores que optam por dietas caseiras, os autores aconselharam buscar orientação de um médico-veterinário para avaliar as necessidades nutricionais individuais. Eles também recomendaram colaborar com um nutricionista veterinário certificado na formulação das receitas. Além disso, sugeriram enviar amostras de alimentos para laboratórios de análise em programas de alimentação de longo prazo, garantindo assim a precisão contínua das formulações.

Page 1 of 120
Next Page