Dança das cadeiras: Nestlé aponta novas lideranças

No mesmo movimento da demissão do CEO por violar código de conduto, Paul Bulcke tem saída antecipada e será substituído por Pablo Isla na presidência do conselho.

2 Lisa Selfie December 2020 Headshot

O conselho de administração anunciou a nomeação de Philipp Navratil como  novo CEO da Nestlé S.A. O anúncio ocorre em decorrência da demissão imediata de Laurent Freixe após uma investigação sobre um relacionamento amoroso não revelado com uma subordinada direta, uma violação do código de conduta empresarial da companhia. 

Em linha com as melhores práticas de governança corporativa, o conselho ordenou uma investigação supervisionada pelo então presidente Paul Bulcke e pelo diretor independente principal Pablo Isla, com apoio de assessoria jurídica externa.

Um porta-voz da empresa disse à Reuters que as primeiras preocupações sobre um possível relacionamento entre Freixe e uma subordinada direta surgiram no outono, por meio de uma linha interna de denúncias. O conselho de administração imediatamente abriu uma investigação, que acabou sendo inconclusiva.

Como as preocupações persistiram, a empresa iniciou uma segunda apuração, supervisionada por Bulcke e Isla, com apoio de uma consultoria externa, que confirmou o relacionamento. Freixe inicialmente havia negado a relação ao conselho, acrescentou o porta-voz.

“Essa foi uma decisão necessária. Os valores e a governança da Nestlé são fundamentos sólidos da nossa empresa. Agradeço a Laurent por seus anos de serviço à Nestlé. O executivo afastado não receberá pacote de rescisão após sua demissão”, disse Bulcke.

Nestlé anuncia mudanças no conselho

Duas semanas após a demissão de Freixe, a Nestlé anunciou uma transição de liderança com Pablo Isla assumindo o cargo de presidente do conselho a partir de 1º de outubro, quando Paul Bulcke deixará o cargo.

De acordo com um comunicado divulgado pela Reuters, a transição permite que o novo CEO, Philipp Navratil, e Isla assumam o controle total da empresa, que enfrenta desafios com o crescimento mais lento da receita e o aumento da dívida.

“Tenho total confiança na nova liderança da Nestlé e acredito firmemente que essa grande empresa está bem posicionada para o futuro. Este é o momento certo para eu me afastar e acelerar a transição planejada, permitindo que Pablo e Philipp avancem com a estratégia da Nestlé e guiem a companhia com uma nova perspectiva”, afirmou Bulcke. 

Quem são as novas lideranças da Nestlé

O novo CEO da Nestlé, que conta com a Nestlé Purina PetCare no segmento de alimentos para animais de estimação, Navratil iniciou sua carreira em 2001 como auditor interno da companhia. 

Após ocupar diversos cargos comerciais na América Central, foi nomeado gerente-geral da Nestlé Honduras em 2009. Em 2013, assumiu a liderança da unidade de cafés e bebidas no México, onde desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da marca Nescafé.

Em 2020, Navratil iniciou sua trajetória na Unidade Estratégica de Negócios de Café da Nestlé, sendo responsável pela definição da estratégia global e pelo impulsionamento da inovação das marcas Nescafé e Starbucks. Em julho de 2024, assumiu um cargo na Nespresso, onde acelerou o crescimento e construiu um forte dinamismo. A partir de 1º de janeiro de 2025, Navratil passou a integrar o Conselho Executivo da Nestlé.

“Philipp é reconhecido por seu histórico impressionante de entrega de resultados em ambientes desafiadores. Conhecido por sua presença dinâmica, ele inspira equipes e lidera com um estilo de gestão colaborativo e inclusivo. O conselho está confiante de que ele impulsionará nossos planos de crescimento e acelerará os esforços de eficiência. Não estamos mudando de estratégia nem perderemos ritmo em nossa performance”, afirmou Bulcke na nomeação.

Navratil afirmou estar honrado com a confiança do conselho, disse que seguirá a estratégia atual da Nestlé e destacou seu compromisso em trabalhar com a liderança para acelerar a execução e impulsionar resultados. “Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com toda a liderança da empresa, em alinhamento com o conselho, para acelerar a execução e conduzir o plano de criação de valor com intensidade.”

Pablo Isla, ex-CEO da empresa têxtil espanhola Inditex e agora presidente eleito do conselho da Nestlé, agradeceu a Bulcke por sua liderança e dedicação. “A sabedoria e o compromisso de Paul moldaram a empresa e lançaram as bases para nosso próximo capítulo. Em reconhecimento ao seu longo e dedicado serviço, nomeamos Paul como presidente honorário.”

O conselho também nomeou Dick Boer como diretor independente principal e vice-presidente a partir de 1º de outubro. Marie-Gabrielle Ineichen-Fleisch atuará como vice-presidente do conselho de administração.

Page 1 of 112
Next Page